Orientados pelas competências tecnológicas da BNCC, professores em parceria com os mediadores do Laboratório de Informatica Educativa (LIE) de nossa escola têm buscado desenvolver relações de aprendizagem por meio do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Atividades docentes foram realizadas com os alunos que, orientados por esses profissionais da educação acessaram sites de pesquisa, de forma crítica e reflexiva, o assunto trabalhado em sala de aula nas disciplinas de Geografia (3º ano) e Estudos amazônicos (7º ano).
Na disciplina de Química, a professora Danúbio trabalhou com seus alunos o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem de nossa escola (AVA-MAF). Nesse primeiro momento, os educandos fizeram um cadastro para acessarem a sala virtual da referida disciplina.
Competência geral da
Educação Básica
“Utilizar tecnologias
digitais de comunicação e informação de forma crítica, significativa, reflexiva
e ética nas diversas práticas do cotidiano (incluindo as escolares) ao
comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver
problemas. ”
O documento encara a
Tecnologia como uma competência que deve atravessar todo o currículo de uma
escola.
Tanto os recursos quanto as
metodologias devem ser guiados por propósitos de aprendizagem, que são
justamente os pontos trazidos pela BNCC. Afinal a capacidade reflexiva
por parte dos alunos é o que fundamenta o uso das tecnologias com coerência.
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