Na manhã desta
terça feira, alunos da turma 3003 fizeram uso do aplicativo Google Maps,
como mais uma das muitas atividades desenvolvida no Ambiente Virtual de
Aprendizagem do Maf (AVA-MAF), na disciplina de Geografia. Através deste
aplicativo, e com apenas alguns clicks, eles embarcaram numa viagem com roteiro pré programado pela favela
da Rosinha e pelo Villeray-Saint-Parc-Extencion/Canadá-Montreal.
Através de mapas e imagens de satélites, os educandos vivenciaram, a experiência de fazerem um geo-reconhecimento de duas áreas pobres (sócio espacialmente segregadas) de dois países deferentes, a saber: Brasil e Canadá, e ainda, puderam refletir sobre a discrepância existente em morar numa área pobre de um país subdesenvolvido e na de um país desenvolvido.
O objetivo de se usar essa geotecnologia é fazer com que os alunos compreendam que a segregação urbana, como puderam ver, revela as contradições sócio-econômicas da sociedade contemporânea sobre o espectro do espaço geográfico.
Acreditamos, que o uso do software Google Maps potencializa o processo ensino e aprendizagem na disciplina de geografia, pois possibilita estudos que não se restringem apenas ao espaço das escolas ou seus entornos, mas contribui para a aquisição de uma consciência crítico social, que possibilita ler o espaço e o lugar onde esses estudantes vivem e, também, o espaço e o lugar do "OUTRO".
O uso das Geotecnologias como o Google Maps apesar de ainda serem pouco utilizadas em sala de aula são ferramentas que motivam os alunos, uma vez que, o uso de imagens de satélites, fotografias aéreas, leitura e interpretação de mapas nas aulas de Geografia facilitam a compreensão da organização e representação do espaço geográfico. Trata-se também de um recurso disponível de forma gratuita na internet, e que contribui na aproximação da realidade do aluno. Veja as imagem que registraram esse momento.
Através de mapas e imagens de satélites, os educandos vivenciaram, a experiência de fazerem um geo-reconhecimento de duas áreas pobres (sócio espacialmente segregadas) de dois países deferentes, a saber: Brasil e Canadá, e ainda, puderam refletir sobre a discrepância existente em morar numa área pobre de um país subdesenvolvido e na de um país desenvolvido.
O objetivo de se usar essa geotecnologia é fazer com que os alunos compreendam que a segregação urbana, como puderam ver, revela as contradições sócio-econômicas da sociedade contemporânea sobre o espectro do espaço geográfico.
Acreditamos, que o uso do software Google Maps potencializa o processo ensino e aprendizagem na disciplina de geografia, pois possibilita estudos que não se restringem apenas ao espaço das escolas ou seus entornos, mas contribui para a aquisição de uma consciência crítico social, que possibilita ler o espaço e o lugar onde esses estudantes vivem e, também, o espaço e o lugar do "OUTRO".
O uso das Geotecnologias como o Google Maps apesar de ainda serem pouco utilizadas em sala de aula são ferramentas que motivam os alunos, uma vez que, o uso de imagens de satélites, fotografias aéreas, leitura e interpretação de mapas nas aulas de Geografia facilitam a compreensão da organização e representação do espaço geográfico. Trata-se também de um recurso disponível de forma gratuita na internet, e que contribui na aproximação da realidade do aluno. Veja as imagem que registraram esse momento.
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